quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hino ao Padre Alderigi

Como parte dos festejamentos pelos 35 anos de falecimento do Servo de Deus, celebrados ontem em Santa Rita de Caldas, foi apresentado aos fiéis devotos um hino pedindo a beatificação do Padre Alderigi Maria Torriani.

Este hino foi composto, em sua letra e música, pelo Pe. Donisete Aparecido Vitorio, que exerce seu ministério sacerdotal na diocese de Catanduva, SP. Pe. Donisete é conhecido por ter composto, com profundidade e maestria, diversos hinos e cânticos para as celebrações da Eucaristia e dos Santos.

Em poucos dias, Pe. Donisete compôs o hino ao Padre Alderigi e ofereceu-o como dom ao Postulador da Causa.

Manifestamos, publicamente, nossa gratidão a este caro irmão sacerdote por seu carinho para com o nosso querido Servo de Deus e por ter-nos oferecido esta composição que, em cada um de seus versos, delineia os traços fundamentais da personalidade e do ministério do Padre Alderigi.

Seguindo as notas inspiradas e festivas do Pe. Donisete, que colocam o povo em marcha para Deus, queremos olhar para o Pai dos céus e pedir que nos conceda a grande graça da beatificação do Servo de Deus Padre Alderigi!

Eis a música e a letra:




HINO PEDINDO A BEATIFICAÇÃO DO PADRE ALDERIGI
Letra e Música: Pe. Donisete Aparecido Vitorio

Santa Rita de Caldas ajoelhada
Pede a Deus em fervorosa oração:
Que o céu conceda ao Padre Alderigi
A grande graça de sua beatificação.

1-Grande astro reluzente de bondade
   Refletindo os sentimentos do Senhor;
   Acolhendo peregrinos com carinho
   Foste o Apóstolo do afeto e do amor.

2-Tua vida expressada em teu sorriso,
   É a razão do teu afeto e gratidão;
   Santa Rita de Caldas, teu rebanho,
   Eis a causa de tua dedicação.

3-Um apóstolo curando corações,
   Assim ages dentro de um confessionário;
   Cada homem é uma nação a conquistar
   És alí um verdadeiro missionário.

4-Foste o ouvido e a mão do Pai celeste,
   O socorro e o pão do pobre a esperar;
   Teus bilhetes aos pés de Santa Rita:
   Por tua fé, a Providência os vem pagar.

5-Quanto tempo passou Padre Alderigi,
   Sua fama em santidade se espargiu;
   Toda a nossa arquidiocese assim deseja,
   Tê-lo santo nos altares do Brasil.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A morte de Padre Alderigi: 35 anos na casa do Pai

Há exatamente 35 anos, uma notícia trouxe tristeza e angústia ao coração do povo de Santa Rita de Caldas: falecera o bom e querido Padre Alderigi Maria Torriani. Para aqueles que conheceram aquele bom velhinho, aquela dia trouxe consigo o sentimento da perda de um pai, de um irmão, de um amigo. De fato, ao longo de seus 82 anos de idade, Padre Alderigi, como pastor incansável, soube fazer-se tudo para todos.

35 anos depois, o sentimento que toca o coração dos santarritenses e dos devotos deste grande Servo de Deus não é mais aquele da tristeza, mas sim aquele da alegria, pois cada vez mais sentimos o Padre Alderigi perto de nós, através dos exemplos de vida cristã que ele deixou.

Sua fama de santidade, que era já grande em vida, espalhou-se por todo o Brasil e mesmo para fora de nosso país. Muitos são os devotos que, ao olhar para o semblante sereno daquele bom pároco, encontram a paz, a serenidade e o amor que provém de uma só pessoa: Jesus Cristo, a quem o Padre Alderigi tanto amou.
Multidão leva o caixão do Servo de Deus para o cemitério
03 de outubro de 1977

Neste dia 03 de outubro, Santa Rita de Caldas se regozija e faz festa do jeito que o Padre Alderigi gostava: com muita oração e com o sacramento da confissão. De fato, hoje, no Santuário, o Santíssimo Sacramento encontra-se exposto para a adoração dos fiíes. Além disto, vários sacerdotes estão ali presentes para atender em confissões os penitentes arrependidos.

Este dia festivo será coroado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Ex.mo Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Ricardo Pedro e concelebrada por diversos sacerdotes.

Ao final desta solene Eucaristia, Dom Ricardo Pedro receberá o juramento dos novos membros do Tribunal e da Comissão Histórica, os quais são os responsáveis pelo andamento da Causa de Canonização na fase diocesana. Com estes novos membros, esperamos que, brevemente, a documentação seja finalizada e enviada ao Vaticano para ser julgada pelos peritos da Congregação das Causas dos Santos.

Aos que estão perto de Santa Rita de Caldas fazemos o convite de participar destas solenidades!

Aos que estão distantes, fazemos o convite para que rezem e agradeçam a Deus por ter passado tão mansamente no meio de sua Igreja através do Padre Alderigi.

É momento de apresentar a Deus as nossas orações, pedindo a intercessão do Padre Alderigi, sobretudo para os doentes, para os sofredores do corpo e da alma, para os desempregados, pelos jovens, pelas famílias em dificuldades, pela conversão dos pecadores, pelas vocações sacerdotais e religiosas, por todos os necessitados.

Deus, que é Pai e nunca se esquece de seus filhos, há de ouvir nossos pedidos por intercessão de seu querido filho o Servo de Deus Padre Alderigi!

Reze agora, com muita confiança:




Ó Deus, Uno e Trino, que, em vossa infinita bondade, inspirastes a vosso servo Alderigi, sacerdote exemplar, um grande desejo de santidade e o cumulastes de tantas graças, concedei-me imitar seu ardente amor ao Santíssimo Sacramento, sua devoção filial a Maria Santíssima, sua entrega total ao serviço da Igreja, seu espírito de sacrifício, seu zelo pelas vocações sacerdotais e religiosas e sua dedicação generosa para com os pobres. Senhor, eu vos peço, em conformidade com vossa santíssima vontade, que ele seja incluído no número dos vossos santos e que, por sua intercessão, eu venha a alcançar a graça que solicito (apresente a Deus a graça que deseja receber). Amém.


Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.