quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A morte de Padre Alderigi: 35 anos na casa do Pai

Há exatamente 35 anos, uma notícia trouxe tristeza e angústia ao coração do povo de Santa Rita de Caldas: falecera o bom e querido Padre Alderigi Maria Torriani. Para aqueles que conheceram aquele bom velhinho, aquela dia trouxe consigo o sentimento da perda de um pai, de um irmão, de um amigo. De fato, ao longo de seus 82 anos de idade, Padre Alderigi, como pastor incansável, soube fazer-se tudo para todos.

35 anos depois, o sentimento que toca o coração dos santarritenses e dos devotos deste grande Servo de Deus não é mais aquele da tristeza, mas sim aquele da alegria, pois cada vez mais sentimos o Padre Alderigi perto de nós, através dos exemplos de vida cristã que ele deixou.

Sua fama de santidade, que era já grande em vida, espalhou-se por todo o Brasil e mesmo para fora de nosso país. Muitos são os devotos que, ao olhar para o semblante sereno daquele bom pároco, encontram a paz, a serenidade e o amor que provém de uma só pessoa: Jesus Cristo, a quem o Padre Alderigi tanto amou.
Multidão leva o caixão do Servo de Deus para o cemitério
03 de outubro de 1977

Neste dia 03 de outubro, Santa Rita de Caldas se regozija e faz festa do jeito que o Padre Alderigi gostava: com muita oração e com o sacramento da confissão. De fato, hoje, no Santuário, o Santíssimo Sacramento encontra-se exposto para a adoração dos fiíes. Além disto, vários sacerdotes estão ali presentes para atender em confissões os penitentes arrependidos.

Este dia festivo será coroado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Ex.mo Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Ricardo Pedro e concelebrada por diversos sacerdotes.

Ao final desta solene Eucaristia, Dom Ricardo Pedro receberá o juramento dos novos membros do Tribunal e da Comissão Histórica, os quais são os responsáveis pelo andamento da Causa de Canonização na fase diocesana. Com estes novos membros, esperamos que, brevemente, a documentação seja finalizada e enviada ao Vaticano para ser julgada pelos peritos da Congregação das Causas dos Santos.

Aos que estão perto de Santa Rita de Caldas fazemos o convite de participar destas solenidades!

Aos que estão distantes, fazemos o convite para que rezem e agradeçam a Deus por ter passado tão mansamente no meio de sua Igreja através do Padre Alderigi.

É momento de apresentar a Deus as nossas orações, pedindo a intercessão do Padre Alderigi, sobretudo para os doentes, para os sofredores do corpo e da alma, para os desempregados, pelos jovens, pelas famílias em dificuldades, pela conversão dos pecadores, pelas vocações sacerdotais e religiosas, por todos os necessitados.

Deus, que é Pai e nunca se esquece de seus filhos, há de ouvir nossos pedidos por intercessão de seu querido filho o Servo de Deus Padre Alderigi!

Reze agora, com muita confiança:




Ó Deus, Uno e Trino, que, em vossa infinita bondade, inspirastes a vosso servo Alderigi, sacerdote exemplar, um grande desejo de santidade e o cumulastes de tantas graças, concedei-me imitar seu ardente amor ao Santíssimo Sacramento, sua devoção filial a Maria Santíssima, sua entrega total ao serviço da Igreja, seu espírito de sacrifício, seu zelo pelas vocações sacerdotais e religiosas e sua dedicação generosa para com os pobres. Senhor, eu vos peço, em conformidade com vossa santíssima vontade, que ele seja incluído no número dos vossos santos e que, por sua intercessão, eu venha a alcançar a graça que solicito (apresente a Deus a graça que deseja receber). Amém.


Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.





Nenhum comentário: