segunda-feira, 14 de março de 2011

"Já fez a sua Páscoa?"

Padre Alderigi
na porta do Santuário de Santa Rita
Quem visitava o Santuário, em Santa Rita de Caldas, não encontrava somente o Bom Senhor, mas encontrava também o Monsenhor. De fato, além do Santíssimo Sacramento, estava sempre presente, especialmente nas primeiras sextas-feiras e domingos, o bom pároco Padre Alderigi. Ficava ali o dia inteiro e não saía nem para comer. Dona Zélia, a governanta da casa paroquial, levava algo para que comesse dentro da igreja, pois ele dizia que, se saísse, alguém poderia vir procurá-lo e não o encontraria.

Ficava, normalmente sentado, no confessionário, à espera dos penitentes desejosos de confissão. Enquanto esperava, rezava o breviário ou o terço. Lá de dentro, ele percebia quem entrava na igreja e, se não houvesse alguém na fila, dizia logo: "Já fez a sua páscoa? Venha se confessar!" Do mesmo modo, se algum grupo de romeiros chegasse e pedisse a bênção para si ou para os objetos de piedade, Padre Alderigi os acolhia e convidava, antes da bênção, a fazer a confissão.

No interior do Santuário de Santa Rita
Padre Alderigi foi um homem do confessionário, sempre disponível a atender as confissões dos fiéis. Mas, foi também alguém que, freqüentemente, se aproximava deste sacramento. Sempre que encontrava um outro padre, pedia para confessar-se, mesmo não tendo cometido pecados graves.

Por que Padre Alderigi cultivava tão grande amor a este sacramento? Creio que a resposta pode ser encontrada em duas profundas verdades: todos somos pecadores e somente Jesus Cristo é o médico que pode dar-nos a cura.

O Servo de Deus costumava dizer que "muitas são as ofensas a Deus, mas pouca a reparação". Ele sabia que o nosso pecado ofende a Deus, pois quando pecamos dizemos um forte não a toda oferta de amor e de salvação que Deus nos faz. Tinha consciência de que o pecado é uma doença silenciosa e que, se encontra espaços na alma, é capaz de corroer toda a vida de relacionamento com Deus e com as outras pessoas.
Quadro de Jesus Misericordioso

Mas, esta triste realidade do pecado nunca fez Padre Alderigi perder a esperança! Ele sabia que temos um Médico poderoso e capaz de curar todos as nossas doenças espirituais. O próprio Jesus afirmou: "As pessoas que têm saúde não precisam de médico, só as doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores" (Lc 5,31-32). Deste modo, no sacramento da confissão se realiza o encontro entre o pecador e o Salvador, entre a pessoa sem saúde e o Médico que perdoa e cura.

Confessar-se com um sacerdote significa mostrar ao Médico Jesus a sua ferida, ainda que seja feia ou cheire mal. A vergonha ou o medo não devem ser impedimentos para uma abertura total do coração a Deus! Quanto mais abertamente se fala do pecado cometido, mais oportunidade se dá ao médico de curar-nos. Santo Agostinho diz: "Deus cura todas as enfermidades. Então, não tenhas medo: todas as tuas enfermidades serão curadas. E se dizes que estas são grandes, saibas que maior é o médico que as cura. Para um médico de poder infinito não existe nenhum mal incurável. Tu deves somente permitir que Ele te cure e não deves impedir as suas mãos, pois Ele sabe bem aquilo que precisa fazer".

Neste tempo de Quaresma, eu o convido a ouvir novamente a pergunta de Padre Alderigi: "Já fez a sua Páscoa?", Já se preparou, através da confissão, para receber a Santa Eucaristia? Já se confessou para celebrar bem a Ressurreição de Jesus? Já permitiu ao Médico das almas que cure e dê vida nova à sua vida?

Se você ainda não se confessou, ainda há tempo! Vale a pena fazer um bom exame de consciência, com a coragem de olhar no profundo do seu ser e com a decisão de mudar de vida, deixando de lado o pecado. Vale a pena procurar um sacerdote, confessar os pecados e experimentar a graça divina em sua vida. Vale a pena deixar que o Médico cure o suas dores e o faça participante de sua Ressurreição!




Nenhum comentário: