terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ordenação sacerdotal do jovem Alderigi Torriani

No passado dia 19 de fevereiro, foi apresentado ao Papa Bento XVI o novo "Anuário Pontifício",  no qual se encontram as estatísticas sobre a realidade católica no mundo. Dentre as diversas constatações, aquela que mais chamou a atenção refere-se ao crescimento do número de padres, no mundo.

Papa Bento XVI
ordena novos sacerdotes
na Basílica de São Pedro
Segundo a Rádio Vaticano, "entre 1999 e 2009, o número de padres em todo o mundo aumentou 1,4%. Hoje, no mundo, existem 410.593 sacerdotes, 275.542 pertencentes ao clero diocesano e os restantes ao clero religioso. Pela primeira vez desde 1999, em todo o mundo menos na Europa, o número de ordenações supera o de falecimentos e abandonos"

Diante desta atual notícia, causadora de alegria e esperança, vale a pena olhar para o passado e recordar a ordenação sacerdotal do Servo de Deus. 

Uma lembrança importante, pois faz recordar que Padre Alderigi percorreu os caminhos da santidade como padre católico. Foi nesta missão que ele se esforçou para viver as virtudes cristãs. Isto evidencia que a santidade não cai do céu, mas é encontrada na vocação bem vivida, quotidianamente. Assim, podem se tornar santos não apenas os padres e as freiras, mas os pais e mães de família, o trabalhador que faz bem seu serviço, o patrão que é justo e caridoso, o profissional que trata com amor as pessoas, o jovem que leva a sério seus estudos etc.

Por outro lado, traz à mente a especial atenção que o Servo de Deus dedicava em favor do cultivo das vocações sacerdotais e religiosas. É isto que pedimos a Deus, quando rezamos a oração pela sua canonização: "...concedei-me imitar... seu zelo pelas vocações sacerdotais e religiosas"

De fato, Deus utiliza de pessoas para chamar os jovens para o seu serviço! Se rezamos a citada oração, podemos nos interrogar: tenho rezado ou feito algo para ajudar algum jovem que conheço e que apresenta sinais de vocação, para que tenha coragem de dizer sim ao chamado de Deus?

Os jovens
Alderigi Torriani e Joaquim Noronha
No auge de seus 25 anos de idade, o jovem Alderigi foi ordenado, juntamente com o seu grande e fiel amigo Joaquim Noronha, o famoso Monsenhor Quinzinho, o qual, por diversos anos, foi pároco de Brazópolis (MG).

O Jornal "Semana Religiosa" publicou, naquele dia 18 de setembro de 1920, uma bela crônica que, além dos efusivos augúrios, revela também um pouco da personalidade daqueles jovens que se ofereceram totalmente ao serviço de Deus e da Igreja. 

Achamos por bem manter a notícia em sua originalidade, inclusive com a grafia portuguesa utilizada na época.


ORDENAÇÃO SACERDOTAL 


Às 8 horas da manhã, o Exmo. Sr. Bispo Diocesano conferirá, hoje, na Cathedral, a ordem de presbytero aos diáconos Alderigi Torriani e Joaquim Noronha, alumnos do Seminário Episcopal. 

Os neo-sacerdotes, que hoje se ungem para as pugnas santas e se armam cavalleiros de Christo, vêm assim realizadas as suas mais ardentes aspirações, o premio de bem e muito querer. 

Lembrança autógrafa
da ordenação 
Novos sacerdotes, novas esperanças para a religião na Diocese, não é sem um jubilo muito vivo que noticiamos a formatura dos dois distinctos moços; tanto mais que elles não são desconhecidos para nós, pois sabemol-os cooperadores cheios de boa vontade na educação da mocidade gymnasiana, professores que são e excellentes auxiliares na disciplina do Gymnasio Diocesano. 

O padre Alderigi é natural de Jacutinga, e alli irá cantar sua primeira missa amanhã. 

O padre Noronha, residente ha muito em Villa Braz, por toda esta semana alli irá afim de celebrar sua primeira missa na Capella de Apparecida. 

Em regosijo pela investidura dos novos sacerdotes, o Gymnasio lhes offerecerá hoje uma pequena festa. 

Cumprimentamol-os effusivamente pela gratissima data de sua ordenação sacerdotal, pedindo a Deus os cumule de suas melhores bençams ad multos annos.




Nenhum comentário: