segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma homilia do Servo de Deus Padre Alderigi

Padre Alderigi foi um verdadeiro pastor para o seu rebanho. Suas ações e suas palavras expressavam bem a consciência que tinha a respeito de sua missão, isto é, ser sacramento de Cristo e ajudar o seu povo a amar a Deus e a cultivar o amor entre si. 


O Servo de Deus sabia que a família era a primeira escola de vida cristã. No seio das relações familiares é que as pequenas ovelhas de seu rebanho aprendiam a dar os primeiros passos nas virtudes humanas e cristãs. Este parece ser o pano de fundo de uma homilia proferida por Padre Alderigi durante a celebração de batizados, em 1976. 


Em sua voz, é possível entrever os sinais de sua avançada idade e também a dificuldade na dicção. Mas isso não o faz menos corajoso para pregar a verdade ou menos carinhoso ao se dirigir aos "papais e mamães", nem menos simpático e humano, a ponto de dar algumas risadas ao falar das "briguinhas" que as crianças podem cometer. 


As palavras do Servo de Deus, embora proferidas já há muito tempo, ecoam ainda hoje e têm algo a nos ensinar: no alicerce da família cristã devem estar presentes o respeito, o conselho, o exemplo e a oração! Padre Alderigi não prega uma falsa educação, como se poderia, equivocadamente, pensar ao ouvi-lo dizer que não se deve bater nas crianças! Esta sua afirmação está ligada ao seu respeito pela constituição física e da personalidade infantil que, como ele mesmo afirma, "não tem ainda o senso bem formado". Assim, não é por meios rudes, mas pelo amor e pela fé que se realiza a exigente arte de educar!


Esta homilia, aqui transcrita, pode ser ouvida no último vídeo que postamos, na página de vídeos (clique em VIDEOS, no canto superior direito). É emocionante poder ouvir a voz deste Servo de Deus! Mesmo aqueles que não o conheceram podem, através dela, colher seu ensinamento e aproximar-se de sua pessoa!

Eis, portanto, a homilia:


«Os papais e as mamães se comprometeram em ensinar a religião para os filhos. Os padrinhos se comprometeram a ajudar os pais. 

Como é que se criam os filhos? Muita gente pensa que é com pancada! 

Bater em uma criança é um crime muito grande! Por quê? Porque a mão que bate é pesada e os ossos da crianças são pequenos e ainda moles. Um tapa, por menor que seja, pode dar um trauma muito grande por toda a vida. Depois: com pancadas, não se endireita ninguém. Ficar bravo, gritar com as crianças... não pode! Por quê? Porque a criança não tem ainda o senso bem formado. Grita daqui, grita dali e o resultado é que se desorienta e, depois, a criança faz o que dá na cabeça. E aí, vem com o padre: "Padre, por favor, benze as crianças porque não há quem possa". Os pais é que são os culpados: gritaram e desorientaram a criança. Não pode xingar porque é um absurdo! (...), pois criança aprende a xingar com uma facilidade extraordinária. 

E nem o marido pode xingar a mulher! O marido não pode xingar a mulher por quê? Há poucos dias aconteceu aqui, na nossa cidade, que um menino falou nome feio para a mãe. A mãe, muito amorosa, falou: "Filhinho, você tem coragem de falar este nome para a mamãe?" A criança respondeu: "Uai, o pai falou para a senhora!" Ele ouviu o pai falar para a mãe. 

De modos que não é com pancada, não é com braveza, não é com xingamento que se criam os filhos. Conselho não vale nada, conselho não vale nada sozinho. Quer ver um exemplo? Um homem estava falando para os filhos: "Meus filhos, vocês não mintam! Mentir é uma coisa muito feia. Quem mente fica desacreditado. Vocês não mintam porque é pecado." É um bom conselho, não é? Não é um bom conselho? Mas, nisto, bateram na porta. Bateu: toc-toc. E ele disse: "Olha, se for eu, vocês falam que eu não estou aqui". Adiantou alguma coisa o conselho? Não adiantou nada! Porque não é só o conselho, mas junto com o exemplo - conselho e exemplo juntos, conselho e exemplo juntos! Não adianta de nada os pais falarem uma coisa e fazerem outra. Mas, as duas coisas: conselho e exemplo! 


"Ancora" (Pe. Alderigi utiliza aqui um advérbio italiano, cujo significado, em português, é: ainda): conselho, exemplo e mais uma coisa: oração. É preciso rezar! Rezar muito, rezar bastante para Deus iluminar para vocês saberem guiar e governar bem a direção dos filhos. Então, vamos, de pé, começar a rezar desde agora!» 


E, depois de entregar a vela aos padrinhos disse: 

«Pais e Padrinhos, esta luz vos é entregue para que a alimenteis. (...) Que dia é que apaga esta vela? Quando a criança fizer um pecado! É a luz do batismo que vai seguindo adiante... fez um pecado grave, apagou! E o resto da vida, então, será mal vivido. Vocês têm que ensinar e explicar para eles para nunca fazer pecado. Não é esse pecadinho de briguinhas (risos) essas coisas não, né! É o pecado grave que o catecismo explica!»

Nenhum comentário: